Home » O Azeite e o sistema imunitário

O Azeite e o sistema imunitário

Tem sido documentado, que o azeite ajuda o sistema imunitário contra os ataques externos provocados pelos microorganismos, bactérias e vírus.

Tem sido reconhecido há algum tempo, que deficiências nos níveis de minerais e vitaminas no organismo provocam a fragilização do sistema imunitário.

Estudos recentes, concluíram que os ácidos gordos do azeite, são bons aliados na regulação dos parâmetros imunológicos, tais como, a proliferação dos linfócitos induzida pelos mitogeneos específicos das células A e T.

Estes ácidos gordos, têm demonstrado um papel importante em variadas funções imunitárias. Estão envolvidos no processo inflamatório, são eficazes no tratamento de algumas doenças auto-imunes e ajudam na regulação do sistema imunitário em geral.

O Azeite e a Artrite reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crónica, de causas desconhecidas, que afecta as articulações. Genes, factores infecciosos, hormonas e dieta alimentar, têm sido associados como causadores deste mal. Alguns estudos têm indicado que o azeite pode aliviar os sintomas.

Publicações de estudos mais recentes, têm indicado que o consumo regular de azeite pode reduzir o risco de desenvolver artrite reumatóide. Segundo os autores dos estudos, as pessoas que na sua dieta consomem azeite, têm menos probabilidade de sofrer desta doença. Descobriram que os consumidores de azeite na sua dieta alimentar, têm 2,5 vezes menos probabilidade de desenvolver artrite reumatóide do que os não consomem azeite na sua dieta alimentar. No entanto, o mecanismo envolvido neste processo ainda não está claro, suspeita-se que sejam os antioxidantes existentes no azeite que provoquem este benefício.

By |2016-05-28T08:38:14+00:00Maio 28th, 2016|Azeite e a Saúde|0 Comments

Leave A Comment